quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A internet na educação

Como utilizar a internet na educação

No atual estágio de evolução tecnológica, a internet possibilita o rápido intercâmbio de informações entre as pessoas nos mais longínquos pontos do planeta.
Ela é uma rede de trocas abrangente, rápida e simplificada que permite aos internautas a livre expressão.

Segundo José Manuel Moran, na educação a internet também se faz presente, possibilitando formas de pesquisa e comunicação não presenciais, renovando a maneira de dar aula, de investigar, de relacionamentos dentro e fora da sala de aula.

Com ela o professor deixa de ser a fonte do conhecimento, cabendo a ele coordenar o processo, acompanhando o aluno, incentivando, sanando suas dúvidas, complementando, problematizando, adaptando a realidade,... e para tanto deve estar bem preparado.

Moran afirma que a educação presencial pode ou não modificar-se significativamente com as redes eletrônicas, pois a internet " é uma ferramenta fantástica para buscar caminhos novos, para abrir a escola para o mundo, para trazer inúmeras formas de contato com as pessoas. Mas essas possibilidades só se concretizam, se na prática, elas estão atentas, preparadas, motivadas para querer saber, aprofundar, avançar na pesquisa, na compreensão do mundo...".

E Moran prossegue " Ensinar com a internet será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas do ensino. Caso contrário, servirá somente como um verniz, um paliativo ou jogada de marketing para dizer que o nosso ensino é moderno... A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica".

FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006...

Um comentário:

NTE- Videira disse...

Cloci é bom pensar que a experiência se renova a cada dia, e pensar que há professores que não aceitam mudanças, principalmente relacionado ao trabalho com o computador com auxilio ensino- aprendizagem. Fico feliz que minha professora é uma aluna exemplar. Beijus!

Ermelina e Rachel